O Bom, o Mau e o Vilão

Uma história itinerante de três homens em busca de uma quimera no meio da América dilacerada pela Guerra Civil
Durante a guerra civil americana três homens andam em busca de uma caixa com 200 mil dólares roubados. Um deles, Setenza, mata dois homens e um rapaz com o objectivo de localizar o dinheiro. Joe e Tuco, os outros dois, andam de cidade em cidade com um golpe bem montado para arranjar dinheiro. Joe entrega Tuco às autoridades e recebe o prémio pela sua captura. Quando Tuco está prestes a ser enforcado Joe salva-o e fogem com o dinheiro. Um dia Joe quase falha o tiro e Tuco por pouco não morre. Os dois decidem então acabar com o negócio dos prémios e Joe parte com o dinheiro, deixando Tuco perdido no meio do deserto. Este, apesar de tudo, sobrevive e leva por sua vez Joe para o deserto com o objectivo de o abandonar. No caminho cruzam-se com um soldado moribundo que revela a Tuco a localização dos 200 mil dólares: num cemitério. Porém, só a Joe confessa em que campa se encontra o dinheiro. Os dois homens ficam assim obrigados a unir esforços outra vez e após várias aventuras e algumas tentativas de traição chegam ao cemitério, onde Setenza os espera.
Sergio Leone impôs-se no Cinema através de uma série de Westerns rodados na Europa, então conhecidos como "Westerns- Spaghetti", de que "O Bom, o Mau e o Vilão" é um dos mais exemplares, a par de "Por um punhado de dólares" ou "Aconteceu no Oeste". Leone soube recriar e explorar, nos anos 60, com inegável paixão, apurado sentido de ironia e, sobretudo, com admirável reinvenção os códigos, a carga mitológica e a iconográfica da saga heroica e aventureira do Western, que começava a entrar na sua fase de decadência. E, de tal forma o conseguiu, que os seus Westerns na época considerados como vulgares imitações são hoje, justa e honrosamente, filmes de culto. "O Bom, o Mau e o Vilão", história itinerante de três homens em busca de uma quimera, no caso uma fortuna em dinheiro enterrada num cemiterio e no meio da América dilacerada pela Guerra Civil, é a oportunidade para Leone construir um intenso, absorvente, fascinante e complexo jogo psicológico de violência e brutalidade crescente, temperadas pela ganância e pela traição. Uma das mais caras produções de Leone com Clint Eastwood, Eli Wallach e Lee Van Cleef nos principais papeis.
Ficha Técnica
- Título Original
- The Good, The Bad and The Ugly
- Intérpretes
- Clint Eastwood, Eli Wallach, Lee Van Cleef, Aldo Giuffre,Chelo Alonso, Mario Brega, Enzo Petito, Rada Rassimov, Claudio Scarchilli.
- Realização
- Sergio Leone
- Produção
- Alberto Grimaldi
- Autoria
- Age-Scarpelli, Luciano Vincenzoni e Sergio Leone
- Música
- Ennio Morricone
- Ano
- 1966
- Duração
- 155m (cor) minutos