As Noites de China Blue

O britânico Ken Russell incomodou o puritanismo americano com esta delirante e ousada visão do sexo através da história da falsa prostituta em busca de absoluta satisfação dos seus desejos e fantasias, com Kathleen Turner
Bobby Grady, especialista em alarmes, aceita um trabalho de vigilância por conta de um industrial de moda que suspeita de uma das suas estilistas, Joanna Crane, que pode estar a vender os seus desenhos à concorrência. Bobby vigia discretamente Joanna, uma bela, reservada e discreta mulher que, para sua total surpresa, todas as noites se transforma em China Blue, uma prostituta de luxo. Bobby segue fascinado as alucinantes noites sexuais de China Blue, aliás Joanna, até que ele próprio compra os seus serviços. Entre China Blue e Bobby estabelece-se uma relação complexa e profunda que pode alterar as suas vidas. Mas China Blue está na mira de um demencial psicopata que os pode matar aos dois.
Ken Russell, autor de filmes tão insólitos e fascinantes como "Mulheres Apaixonadas", "Os Diabos", "Mahler-Delírio Fantástico", "Tommy" ou "Viagens Alucinantes", nunca conseguiu adaptar muito bem a sua delirante, excessiva e bizarra forma de filmar aos tons puritanos e às limitações prudentes de Hollywood. "As Noites de China Blue" é disso um flagrante exemplo, vítima que foi de cortes que suavizaram a sua explícita carga sexual. Russell assinou uma insólita e ousada "love story" erótica em atmosfera de thriller sobre uma mulher que preenchia o seu vazio emocional assumindo a personalidade de uma magnífica prostituta da noite disposta a satisfazer todos os desejos e todas as fantasias por um punhado de dólares. Russell percorre com feroz ironia os traumas e os complexos sexuais da América, moral e misticamente mais frustrada, num filme desconcertante e perturbador com Kathleen Turner no papel de uma mulher, deliberada e conscientemente, em busca de irresistíveis jogos sexuais, por vezes de assumida dimensão sado-masoquista, acabando por atrair a demência homicida de um psicopata e o deslumbramento de um homem em crise matrimonial.
Ficha Técnica
- Título Original
- Crimes Of Passion
- Intérpretes
- Kathleen Turner, Anthony Perkins, John Laughlir, Annie Potts, John G. Scanlon, Stephen Lee, Pat McNamara, Bruce Davison.
- Realização
- Ken Russell
- Produção
- Donald P. Borchers
- Autoria
- Barry Sandler
- Música
- Rick Wakeman
- Ano
- 1984
- Duração
- 102 (cor) minutos