VETERANO DE GUERRA

Um intenso e fascinante melodrama, onde se reflectem os efeitos mais perversos e crueis da Guerra do Vietnam no seio de uma família do Texas, de e com Emilio Esteves, Martin Sheen e Kathy Bates.
Em 1972, Jeremy Collier, regressa da Guerra do Vietnam sofrendo de stress pós-traumático. Instala-se no Texas em casa dos seus pais e a sua vida é uma angústia permanente. O pai, veterano da 2ª Guerra Mundial, é um homem pragmático, cuja vontade é lei em casa. A mãe é uma mulher banal e conservadora sempre preocupada com as aparências. A irmã, atravessa o período de rebeldia típico da adolescência. Jeremy precisa de ajuda médica e ninguém na sua família parece ter consciência do seu desespero e das suas atribulações. A reunião familiar do Dia de Acção de Graças vai tomar rumos inesperados e levar a família a enfrentar os ¿demónios¿ no seu interior.
Emilio Estevez regressa à realização neste intenso e fascinante melodrama familiar sobre um jovem traumatizado pela Guerra do Vietnam cuja família é incapaz de perceber as razões do seu desespero e incapacidade para retomar uma vida normal. Estevez parte de uma peça teatral de James Duff, que o próprio se encarregou de adaptar, para construir este inteligente e hábil confronto psicológico no seio de uma vulgar família do Texas em 1972, incapaz de perceber como deve lidar com os problemas do stress pós-traumático do filho e incapaz de perceber a demencial realidade e natureza daquela guerra. Neste sentido, o filme, tal como a peça, é um notável retrato dos efeitos perversos e crueis da Guerra do Vietnam na ¿frente¿ familiar americana. Estevez dirige o filme com uma segurança admirável, sobretudo ao nível da excelência da direcção de actores, assumindo ele próprio o principal papel ao lado do seu pai, Martin Sheen, de Kathy Bates e de Kimberly Williams, todos quatro com superlativos desempenhos.
Ficha Técnica
- Título Original
- THE WAR AT HOME
- Intérpretes
- Emilio Estevez, Martin Sheen, Kathy Bates, Kimberly Williams, Carla Gugino, Corin Nemec, Ann Hearn, Marcus H. Nelson.
- Realização
- Emilio Estevez
- Produção
- James Duff, Emilio Estevez, Brad Krevoy e Steven Stabler
- Autoria
- James Duff
- Música
- Basil Poledouris
- Ano
- 1996
- Duração
- 118m (cor) minutos