O NOSSO AGENTE EM HAVANA

O Mundo da espionagem, na irónica e hilariante visão de Graham Greene, recriado por Carol Reed num filme absolutamente irresistível com Alec Guinness.
Jim Wormold, um inglês pacato e discreto, é representante em Havana de uma empresa de aspiradores. Os negócios não correm da melhor forma e Jim precisa de dinheiro para poder pagar os estudos da filha na Suíça, por isso quando é abordado pelo misterioso Hawthorne, aceita tornar-se agente secreto britânico. Apesar de não saber muito bem o que os serviços secretos lhe exigem, descobre que cada informação enviada para Londres é bem paga. Assim, vai inventando e forjando informações que lhe rendem bom dinheiro mas que Londres toma como verídicas o que gera uma imensa barafunda de consequências dramáticas.
Se há felizes coincidências na reunião de talentos, “O Nosso Agente em Havana”, é um caso exemplar. Com argumento de Graham Greene, adaptado do seu próprio romance, realização e produção de Carol Reed e um notável elenco, onde se contam nomes como Alec Guinness, Burl Ives, Maureen O¿Hara, Ernie Kovacs, Noel Coward ou Ralph Richardson, esta irónica e satírica história de espionagem é, na verdade, uma comédia a vários títulos surpreendente. Rodado em Cuba, pouco depois da tomada do poder por Fidel Castro, “O Nosso Agente em Havana” é uma irresistível história de equívocos sobre um vendedor de aspiradores que se torna espião e vai inventando informações para ganhar dinheiro. Reed constrói um filme malicioso e hilariante, que explora de forma admirável o alucinante universo da espionagem, onde Guinness é absolutamente portentoso na personagem do espião imaginativo que é tomado demasiado a sério.
Ficha Técnica
- Título Original
- OUR MAIN IN HAVANA
- Intérpretes
- Alec Guinness, Burl Ives, Maureen O¿Hara, Ernie Kovacs, Noel Coward, Ralph Richardson, Jo Morrow, Paul Rogers, Gregoire Aslan.
- Realização
- Carol Reed
- Produção
- Carol Reed
- Autoria
- Graham Greene
- Música
- Hermanos Deniz
- Ano
- 1960
- Duração
- 107m (pb) minutos