Quatro mulheres negras formam uma quadrilha de assaltantes, reagindo às injustiças, desilusões e dificuldades económicas das suas vidas
Frankie, uma jovem negra de Los Angeles, trabalha como caixa num banco que é assaltado. Reconhece um dos assaltantes, Darnell, que vive no seu bairro, o que ajuda a polícia a capturá-lo. O banco decide despedi-la devido ao facto de conhecer assaltantes. Stony, uma amiga de Frankie, não sabe onde arranjar dinheiro para custear os estudos do irmão. Cleo, outra amiga, é lésbica e gasta fortunas com as suas namoradas, enquanto Tisean, mãe solteira, tem falta de dinheiro para criar o filho que pode ir parar a uma instituição. As quatro trabalham num serviço de limpeza e começam a pensar que, se um imbecil como Darnell consegue assaltar um banco, elas podem fazer muito melhor.
¿Assalto em L. A.¿, uma excelente realização de F. Gary Gray, conhecido autor de telediscos, é um surpreendente drama policial sobre quatro amigas negras cujas dificuldades económicas e uma série de injustiças étnico-culturais empurram para o roubo. Recusando os efeitos fáceis ou o típico filme de género, Gray cria um belo e tocante retrato de quatro mulheres desiludidas, cansadas e furiosas com o Mundo circundante, no caso a tentacular Los Angeles, que tentam o crime em desespero de causa. Um filme atravessado por atmosferas de cínico e irónico humor bem como de envolvente amargura, onde se reflecte um injusto desequilíbrio social e toda a violência de vidas arrastadas para o crime.