O pequeno "bushman" africano participa na maratona da Grande Muralha da China e os deuses continuam loucos, agora a Oriente.
Nixau, o gentil "bushman" africano, trabalha para um poderoso chinês quando a equipa de Hong Kong que vai participar na Grande Maratona da Muralha da China perde um dos seus atletas. Amy, a empresária da equipa, descobre Nixau e fica impressionada com o seu talento atlético para a corrida e integra-o na equipa. Num país diferente e para ele incompreensível Nixau vai viver mais uma louca aventura.
A série de filmes "Os deuses devem estar loucos" iniciou-se em 1981 com um filme do sul-africano Jamie Uys, que foi um inesperado e estrondoso êxito mundial, onde o pequeno e simpático bushman Nixau se transformou numa figura célebre. Nixau regressa agora numa nova aventura, curiosamente produzida em 1994 por Hong Kong e dirigida por Dickson Tso, onde é mais uma vez o centro de um delicioso e hilariante confronto de culturas. Desta vez tudo se desenrola na China e os dotes atléticos de Nixau levam-no a participar numa acidentada maratona na Grande Muralha onde as situações inesperadas se sucedem a um ritmo delirante em mais uma irresistível comédia onde graças aos deuses tudo pode acontecer, e geralmente acontece.