A terceira longa-metragem de Wim Wenders, então com 28 anos, ilustra um género muito pouco europeu e muito americano, o "road movie", sendo uma das obras mais célebres do Novo Cinema Alemão
Alice nas Cidades, terceira longa-metragem do cineasta alemão Wim Wenders, conta a história de um jornalista que viaja à deriva pela Alemanha, com uma criança de nove anos que lhe foi confiada pela mãe.
Um dos mais típicos filmes do realizador, ilustra um género muito pouco europeu e muito americano, o "road movie", a que o cineasta voltaria em Ao Correr do Tempo e Movimento em Falso.
Vencedor na categoria de Melhor Filme do German Film Critics Award (1975) é uma das obras mais célebres do Novo Cinema Alemão que, no início dos anos 70, revelou toda uma nova geração de realizadores.
Phillip Winter (Rudiger Vogler) um jornalista alemão, solitário e desencantado, pretendia escrever uma história sobre a América mas apenas conseguiu uma série de fotos. Quando se prepara para regressar ao seu país, depara-se com um problema no aeroporto que impede que o voo se realize. É então que conhece Lisa (Lisa Kreuzer), uma mulher alemã, e a sua jovem filha Alice (Yella Rottlander), que também estão de partida de Nova Iorque. Lisa deixa temporariamente a filha com Phillip e promete reencontrá-los em Amesterdão mas falha o compromisso.
Quando Alice se recusa a ficar sozinha no aeroporto, os dois iniciam uma viagem para encontrar a avó de Alice. Durante a viagem, a animosidade e incompreensão inicial, causada pelo confronto de personalidades entre o jornalista inadaptado ao mundo dos adultos e a criança demasiada madura e insubmissa para a idade, vai-se gradualmente transformando numa verdadeira cumplicidade entre os dois.