Programas tv

Alice nas Cidades

Alice nas Cidades

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

A terceira longa-metragem de Wim Wenders, então com 28 anos, ilustra um género muito pouco europeu e muito americano, o "road movie", sendo uma das obras mais célebres do Novo Cinema Alemão

Alice nas Cidades, terceira longa-metragem do cineasta alemão Wim Wenders, conta a história de um jornalista que viaja à deriva pela Alemanha, com uma criança de nove anos que lhe foi confiada pela mãe.
Um dos mais típicos filmes do realizador, ilustra um género muito pouco europeu e muito americano, o "road movie", a que o cineasta voltaria em Ao Correr do Tempo e Movimento em Falso.
Vencedor na categoria de Melhor Filme do German Film Critics Award (1975) é uma das obras mais célebres do Novo Cinema Alemão que, no início dos anos 70, revelou toda uma nova geração de realizadores.

Phillip Winter (Rudiger Vogler) um jornalista alemão, solitário e desencantado, pretendia escrever uma história sobre a América mas apenas conseguiu uma série de fotos. Quando se prepara para regressar ao seu país, depara-se com um problema no aeroporto que impede que o voo se realize. É então que conhece Lisa (Lisa Kreuzer), uma mulher alemã, e a sua jovem filha Alice (Yella Rottlander), que também estão de partida de Nova Iorque. Lisa deixa temporariamente a filha com Phillip e promete reencontrá-los em Amesterdão mas falha o compromisso.
Quando Alice se recusa a ficar sozinha no aeroporto, os dois iniciam uma viagem para encontrar a avó de Alice. Durante a viagem, a animosidade e incompreensão inicial, causada pelo confronto de personalidades entre o jornalista inadaptado ao mundo dos adultos e a criança demasiada madura e insubmissa para a idade, vai-se gradualmente transformando numa verdadeira cumplicidade entre os dois.

Ficha Técnica

Título Original
Alice in den Stadten
Intérpretes
Rudiger Vogler, Yella Rottlande, Lisa Kreuzer, Edda Kochl, Ernest Boehm, Sam Presti, Louis Moran, Didi Petrikat
Realização
Wim Wenders
Produção
Joachim von Mengershausen, Peter Genée
Autoria
Wim Wenders, Veith v. Furstenberg
Música
Can
Ano
1974
Duração
117 minutos