GUERRA DO ÓPIO

Um grandioso fresco histórico sobre a célebre Guerra do Ópio na China do século XIX, na espectacular reconstituição de um marcante choque de culturas.
Em 1838 o consumo e tráfico de ópio na China aumenta de forma descontrolada, o que entra em profundo choque com os milenários valores do Império Celestial. O Imperador da China ordena, então, a intensificação do combate ao consumo e comércio do ópio, que algumas entidas privadas britânicas dirigem a partir do sul do país. Liu Xexu assume a coordenação das acções punitivas contra os interesses britânicos que retaliam com o envio de uma poderosa armada. Os chineses cedem perante a maior potência mundial do século XIX e são obrigados a pagar indeminizações aos comerciantes britânicos bem como a ceder a soberania de Hong Kong ao Império Britânico até 1997.
"A Guerra do Ópio" é um grandioso fresco histórico que recria a célebre guerra contra o consumo e tráfico do ópio na China no século XIX que levou a China a entrar em confronto com o poderoso Império Britânico e a capitular perante a força expedicionária enviada para restabelecer os interesses britânicos. Uma das consequências desta guerra foi a entrega da soberania de Hong Kong aos britânicos até 1997, que esta grandiosa e épica produção da República Popular da China vem, em tempo oportuno, evocar. Xie Jin, dispondo de grandes meios, constrói um filme heróico e sumptuoso, recheado de fascinantes apontamentos históricos, que é, no limite, uma visão espectacular de um período atribulado do choque de culturas e das consequências do colonialismo.
Ficha Técnica
- Título Original
- OPIUM WAR
- Intérpretes
- Bob Peck, Simon William , Corin Redgrave, Lin Liankun, Sihung Lung, Su Min.
- Realização
- Xie Jin
- Produção
- Wu Baowen e Zhang Wei.
- Autoria
- Z. Sujin, Ni Zhen, Z. Fuxian
- Música
- Jin Fuzai
- Ano
- 1997
- Duração
- 116m (cor) minutos