Programas tv

O Conde d´Abranhos

Alípio realiza o sonho

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

Alípio realiza o sonho

Episódio 4 de 13 Duração: 50 min

Como afirmou Zagalo: É nas horas difíceis que se conhecem os grandes homens! Disto deu prova Alípio Abranhos quando vencido o obstáculo Laura Amado, agora se lhe atravessava no caminho o alarve do desembargador. Sem se saber porquê, o velho embirrou que Virgínia não casaria com Alípio. Embora os jantares na casa da pretendida e os encómios de padre Augusto se repetissem, o desembargador não desarmava. Alípio não sabia o que fazer. Desconcentrava-se no escritório, desconcentrava-se na redacção d¿ A Bandeira e não descobria forma de romper a exclamação judiciosa do engordurado juíz: É uma banana! Este homem não calha com a minha filha.

Foi então, que tudo aconteceu. Alípio ainda hoje agradece mentalmente á Cremildinha, esposa do seu colega dr. Pimentel. Bordara uma almofada na qual o marido se sentava quando escrevia relatórios e pareceres á sua secretária no escritório e Pimentel confundia o amor á
mulher com o amor á almofada. Não admitia que mais ninguém se sentava nela. E porque os amigos gozavam com tal respeito, resolveu castigar os prevaricadores. Quando saiu, grudava um prego, virado ao contrário no tampo da cadeira. Quem abusasse da almofada sofria o castigo merecido.

Foi descuidado destes males, deste amor desmedido entre Pimentel e Cremildinha, que um dia o desembargador Amado irrompeu no gabinete querendo fala com Vaz Correia. O patrão não se encontrava e Alípio, mais uma vez se desdobrou em amabilidades com o teimoso. Ofereceu-lhe os seus serviços, pôs-se á disposição, obsequiou, reverenciou e por fim ofereceu-lhe um sumo que o pai de Virgínia aceitou.

Preparava a bebida quando ouviu um berro monumental. Acorreu á sala e agarrado ao traseiro o desembargador gemia e urrava pedindo um médico, muitos médicos, que estava ferido de morte. Não havia ninguém. Apenas Alípio e os seus conhecimentos de bacharel em Direito. Mesmo assim entrou em socorro da vítima. Baixou-lhe as enormes calças, com piedosa discrição desabotoou-lhe as ceroulas e com um pano com água fresca limpou a pequena ferida da qual escorria um pingo de sangue, produto da estranha vingança de Pimentel.

Ficha Técnica

Título Original
O Conde d´Abranhos
Intérpretes
Paulo Matos, Sofia Alves, NIcolau Breyner, Rui Luis, Helena Coelho, Henrique Viana, entre outros
Realização
António Moura Mattos
Produção
Antinomia Prods.
Autoria
Francisco Moita Flores, baseado na obra de Eça de Queiroz
Música
Paco Bandeira
Ano
2000
Duração
50 minutos