O Futuro da Rádio
A Rádio terá tido os seus anos de ouro, mas o surgimento da televisão desviou a atenção das pessoas das telefonias e o mesmo aconteceu com o desenvolvimento da Internet. Ainda que a Rádio continue a ter o seu espaço mediático, tem de enfrentar o desafio de existirem múltiplos formatos de entretenimento e informação. Importa perceber de que forma se vislumbra o futuro da Rádio e que força tem atualmente, tendo em conta o desenvolvimento das tecnologias, a digitalização de conteúdos e novas formas de distribuição de áudio. Entre estas e outras questões, identifica-se, ainda, que fatores mais atraem o público e como se pode tornar a Rádio mais apelativa para as novas gerações.
Repórter E2: O impacto das plataformas digitais nas rádios
Nos últimos anos, houve um grande crescimento tecnológico, o que obrigou a que os meios de comunicação social se tivessem de inovar. A rádio não foi exceção, contudo teve mais um desafio: o surgimento das plataformas digitais. Neste repórter, procuramos perceber como é que o setor das rádios se tem adaptado ao surgimento destas plataformas, quais foram os seus maiores desafios e se tem condições para sobreviver com o advento da concorrência do digital.
Vox-Pop: A relação da geração Z com a Rádio Serão as novas plataformas de distribuição de áudio, como o YouTube ou o Spotify, uma ameaça para a Rádio? Fomos até à Cidade Universitária para averiguar os hábitos de consumo de novos formatos de entretenimento e de informação por parte da Geração Z e a sua relação com a Rádio.