Ações de Capacitação para Professores
15 jul. 2025
Julho volta a ser um mês dedicado à formação de professores no Açores Geoparque Mundial da UNESCO, um momento importante para fortalecer a relação do Geoparque com a comunidade educativa, em particular com os professores e proporcionar-lhes conteúdos e estratégias pedagógicas que promovam uma abordagem holística e integradora dos valores do património tendo como ponto de partida a geodiversidade.
No dia 15 de julho damos início a uma ação de formação na Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo com o tema INTRODUÇÃO À GEODIVERSIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Esta ação de formação visa sensibilizar e capacitar os docentes para a importância da geodiversidade como componente fundamental do património natural e cultural, e poderoso recurso educativo. Serão exploradas diferentes formas de abordar o conceito em contexto escolar, promovendo estratégias interdisciplinares e atividades práticas que estimulem a curiosidade e fomentem uma educação ambiental mais completa e integrada. A formação pretende ainda contribuir para o reconhecimento da geodiversidade local como ferramenta pedagógica, potenciando o vínculo entre a escola, o território e a sustentabilidade.
Mais uma vez, o Geoparque Açores junta-se à Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia, apoiando as ações de formação que decorrem em diferentes ilhas do arquipélago com o apoio dos nossos parceiros, em particular da SRAAC.
Durante este mês vamos receber outros grupos de professores, de Portugal continental e do estrangeiro, promovendo assim a partilha de experiências e a valorização da geodiversidade açoriana a um público mais alargado.
Estas formações são fundamentais para que os professores possam levar para as suas salas de aula conteúdos atualizados e dinâmicos, promovendo a educação ambiental e científica entre os mais jovens. Através de atividades práticas, visitas de campo e recursos educativos adaptados, pretendemos contribuir para uma melhor compreensão e valorização do património natural dos Açores (em particular geo).
O Geoparque Açores continua assim empenhado em ser um espaço de aprendizagem e troca de saberes, reforçando a ligação entre ciência, ensino e comunidade.
Estágio Pangea - 22 julho
Está a decorrer no nosso território, e com o apoio do Geoparque Açores, um estágio integrado no projeto PANGEA, que se associa ao Erasmus Mundus em Paleontologia Aplicada, Paleobiologia e Geopatrimónio. O Geoparque Açores, parceiro deste programa, acolhe desde fevereiro e até ao final de julho, o Eduardo Villamil, um estudante de mestrado que está a desenvolver uma metodologia de avaliação do potencial turístico e pedagógico dos geossítios da ilha Terceira.
O foco do seu trabalho é a valorização turística e educativa dos geossítios do Geoparque Açores, em particular na ilha Terceira. Para isso, o Eduardo está a desenvolver uma metodologia inovadora que avalia o ?valor de uso? destes locais, isto é, a capacidade dos geossítios de serem usufruídos para atividades educativas, recreativas e turísticas.
O estágio inclui várias etapas: uma revisão bibliográfica sobre a geodiversidade dos Açores, trabalho de campo, avaliação quantitativa do potencial dos geossítios para o uso humano, e o desenvolvimento de propostas e ferramentas para melhorar esse valor, tanto na educação como no turismo. O objetivo final é contribuir para a conservação destes geossítios, promovendo o seu uso sustentável e equilibrar a balança uso vs conservação, mas ao mesmo tempo propor medidas que valorizem os nossos geossítios e os adequem aos diferentes tipos de uso.
Este trabalho, que culminará com um relatório e defesa da tese, representa uma mais-valia significativa para o Geoparque Açores. Para além de reforçar a importância dos geossítios como recursos educativos e turísticos, esta investigação faz uma análise aprofundada do seu potencial de uso, permitindo-nos avançar para uma gestão mais informada, estratégica e orientada para a sua valorização. Trata-se de um contributo concreto para a geoconservação e para o desenvolvimento sustentável do território.