Amores de S. Tomé...
Uma série de quatro episódios rodada em São Tomé e Príncipe e baseada no romance do padre e escritor daquele país africano Sacramento Netto.
Milongo quer dizer "feitiço". Um milongueiro é um curandeiro. A história é a de Paulo, um português branco, recém-casado, que vai trabalhar para uma roça, em busca de fortuna fácil e de um regresso rápido e próspero ao Alentejo e à sua ambiciosa mas frágil esposa, Belinha. Só que ali ele encontra a mulata Nencha que, ajudada pelo curandeiro Caúma, o conquista e dele tem um filho, e só muito mais tarde descobre que ele é casado.
A linha central da história é a de um amor entre um branco e uma mulata, mas abrange várias áreas do quotidiano da vida em S. Tomé nos anos cinquenta, focando nomeadamente problemas de relacionamento de trabalhadores com os administradores das roças de cacau.
Um dos autores desta ideia, uma produção conjunta da RTP/RTPInternacioanl e TVS (Televisão de São Tomé e Príncipe) é Eduardo Gomes (RTPi), um dos coordenadores, com Filipe Gomes(TVS). A adaptação televisiva é de Jaime Camargo.
Milongo obteve uma Menção Honrosa na X Mostra Atlântica dos Açores, em 1994.