O fotógrafo Albert Kahn e a sua visão única dos anos de formação do século XX
Em 1908, o financeiro industrial Albert Kahn lançou aquela que é talvez a mais ambiciosa iniciativa na história da fotografia. Kahn recrutou uma equipa de fotógrafos e enviou-a pelo mundo para captar instantâneos da vida humana na terra. Recorrendo à imensa fortuna, Kahn pôs à disposição da equipa a mais avançada tecnologia fotográfica da época: o autocromo.
Durante mais de duas décadas, Kahn enviou os seus fotógrafos para todo o mundo captando centenas de horas de filme e o espantoso número de 72.000 autocromos.
Um século depois de Kahn ter embarcado nesta extraordinária empresa, estas imagens oferecem uma visão única dos anos de formação do século XX. Estas imagens notáveis são uma janela para o mundo maravilhoso de Albert Kahn.
Este vasto tesouro de imagens preserva fugazes momentos de um mundo prestes a desaparecer.
Em mais de 50 países, os fotógrafos de Kahn documentaram os íntimos pormenores da vida quotidiana. Viram gente a trabalhar e a divertir-se. Registaram antigos rituais bem como as forças de mudança que ameaçavam a sua sobrevivência e testemunharam algum dos momentos mais marcantes da época. As câmaras de Kahn estiveram presentes na queda de impérios, no nascimento de nações e no acontecimento mais importante daquela era: o traumático colapso da Europa na guerra mais sangrenta que o mundo jamais vira.
Os autocromos de Albert Kahn são a mais importante coleção mundial das primeiras fotografias a cores. Juntos, filmes e fotos, lançam uma nova luz sobre a Palestina antes da criação de Israel, a Irlanda no crepúsculo do domínio britânico, a Índia no apogeu do Raj. As vidas de mulheres em luta pela independência, as crianças da europa eduardiana e a devastação da Primeira Guerra Mundial. Mostram tudo: de momentos de lazer em Oxford a espetáculos no Camboja, passando pela justiça criminal ao estilo mongol.
Um século depois de Kahn ter embarcado nesta extraordinária empresa, estas imagens oferecem uma visão única dos anos de formação do século XX. Estas imagens notáveis são uma janela para o mundo maravilhoso de Albert Kahn.
Albert Kahn, nascido em Marmoutier, Alsace, na França, foi um banqueiro e um mecenas. Graças ao seu mecenato, ele constituiu um dos mais importantes tesouros fotográficos a cores do início do século XX intitulado Os Arquivos do Planeta, do francês Les Archives de la Planète, que está guardado no Museu departamental Albert-Kahn.