Filme realizado por Satyajit Ray que constitui um olhar absolutamente singular sobre a sociedade indiana mas, acima de tudo, um testemunho impressionante de mestria cinematográfica
Em Calcutá, Subrata vive com a mulher, Arati, o filho de ambos, os seus pais e uma irmã mais nova. Quando o dinheiro começa a escassear a esposa começa a trabalhar fora, com sucesso. Quando o marido perde o emprego, é ela quem passa a sustentar a casa, o que contraria os costumes conservadores. Vencedor do Urso de Prata na edição de 1964 do Festival de Cinema de Berlim.
Satyajit Ray é, para além de um dos nomes incontornáveis do cinema indiano, um dos maiores cineastas da História do Cinema. Natural de Calcutá, Satyajit Ray realizou quase quatro dezenas de obras, entre ficção, documentário e curtas-metragens. O seu primeiro filme, "Pather Panchali", venceu dezenas de prémios internacionais, um reconhecimento que se prolongou ao longo da sua vida e obra com seleções e prémios em alguns dos mais importantes Festivais de Cinema do mundo, incluindo Berlim, Cannes e Veneza. Em 1992 venceu um Oscar honorário entregue pela Academia de Cinema dos Estados Unidos da América.