As mulheres excecionais merecem reconhecimento, mas nomes como Artemisia Gentileschi ou Rosa Bonheur dizem-lhe alguma coisa?
Falando de pintores, pode-se facilmente mencionar grandes nomes como Leonardo da Vinci, Turner, Monet ou ... todos eles são homens. Mas nomes como Artemisia Gentileschi ou Rosa Bonheur dizem-lhe alguma coisa?
Apesar do seu talento, as mulheres pintoras foram durante muito tempo ignoradas pelos historiadores de arte e ainda permanecem desconhecidas para o público.
Durante séculos, muitas mulheres tiveram de lutar para encontrar o seu caminho nesta área. Artemisia Gentileschi foi forte o suficiente para enfrentar muitos obstáculos e, eventualmente, ser reconhecida pelos seus pares masculinos. O talento de Angélica Kauffmann permitiu-lhe, em primeiro lugar ser admitida na corte real de Londres, e tornar-se um dos fundadores da Royal Academy of Arts. Suzanne Valadon teve talento e coragem suficiente para desafiar a imagem do corpo feminino nas belas-artes...
Em poucas palavras, as mulheres pintoras excecionais merecem reconhecimento. Arquivos e entrevistas com especialistas irão rever as histórias e obras dessas mulheres, que viveram entre o século XVI e o século XX. Quem são elas? E o que contribuiram para esta arte?