A família Ataíde da Camara regressa a São Miguel vinda da Europa estamos em 1876. Vasco Ataíde da Camara, o patriarca , Maria Isabel sua mulher e os três filhos, Pedro e António . e Margarida .
É época de apanha da laranja, e por isso mesmo existe alguma agitação à volta das árvores, com vários camponeses a trabalhar.
Vasco aproveita o passeio para falar aos filhos da propriedade e do negócio da laranja, mas em particular conta-lhes a história de Atlanta.
No Clube Micaelense, discutem-se os problemas do arquipélago e de Portugal, falam das dificuldades dos trabalhadores e do enorme problema que é a ausência de uma doca em São Miguel, que não só é prejudicial à sua economia, como põe em risco as vidas de quem tenta navegar para a ilha.
Outro dos assuntos que merece atenção é o das terras de Manuel Gomes. Apesar de um certo desconforto em relação ao assunto, Vasco Ataíde da Camara apronta-se a falar pessoalmente com a herdeira de Manuel Gomes, Maria Teresa Gomes, de modo a resolver o mais rapidamente possível o assunto.
No laranjal, Mestre Abílio ensina a António os segredos da terra. É no meio desta ?aula? que António conhece Maria das dores é no meio deste namorico que António avista ao longe uma figura feminina, ruiva e esbelta, montada a cavalo. (Rose Hamilton- Filha do Cônsul Americano).
Na Estufa Vasco Ataíde da Camara mostra a Maria Isabel uma orquídea, diz-lhe que é uma flor inteiramente nova, criada por si na estufa, após dezenas de experiencias e cruzamentos. Vasco irá batizar esta nova planta com o nome de Orchuis Isabella.
Da cidade chega notícias de que António está envolvido em sarilhos.
Os dois irmãos cruzam-se com Rose, que dá o seu passeio diário. Os dois jovens estão maravilhados com a americana, que os desafia para uma corrida.
A peça que Margarida tocou no jantar de família é a mesma com que agora agraciam os convidados na Festa de homenagem aos Ingleses, Na casa encontra-se algumas mais importantes figuras da região.
A Festa é interrompida por um dos empregados da família Ataíde da Camara que entra a correr no salão, gritando que o barco dos ingleses foi apanhado numa tempestade.