Programas tv

Noites Brancas Julião Sarmento

Noites Brancas Julião Sarmento

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

O documentário apresenta a obra, a atividade profissional e as exposições mais recentes do autor

Julião Sarmento é hoje, com mais de 40 anos de carreira, um dos artistas portugueses com maior consagração internacional e um dos mais importantes nomes portugueses da cultura do nosso tempo,
A década de 80 coincide com o seu reconhecimento nacional e o início de um percurso internacional pontuado pela presença na Documenta de Kassel (1982 e 1987). Sarmento desenvolve então uma pintura agressiva, fragmentária, de forte impacto visual, que evoca imagens fotográficas de proveniências diversas e referências literárias. Ao longo dos anos 90 a sua pintura conhece uma forte depuração característica das suas ?pinturas brancas?. A última década constitui o seu período mais diversificado em relação aos meios utilizados, incluindo a escultura, vídeo e performance.
Sarmento pode ser definido como um artista multimédia - tendo explorado a pintura, o desenho, a colagem, a escultura, a fotografia, o filme, o vídeo, o som, a instalação e o texto ? e multi-referencial, apropriando-se de elementos provenientes tanto da cultura popular como da cultura erudita. O elemento que unifica a dimensão plural do trabalho de Sarmento, e que lhe confere o seu sentido, é o erotismo, as diversas configurações do desejo e da sedução, os paradoxos entre moralidade e transgressão.
O documentário apresenta a obra, a atividade profissional e as exposições mais recentes do autor. O ponto de partida é a atualidade, sendo que, a respeito de cada um dos aspetos focados, a realidade mais recente serve de base para um recuo retrospetivo que, focando aspetos semelhantes em momentos anteriores, permite uma visão de conjunto da trajetória do artista. Uma das caraterísticas gerais que emerge destes confrontos é a relação privilegiada que Sarmento sempre estabeleceu com outras disciplinas criativas, designadamente o cinema, a literatura, a filosofia e a arquitetura.
Um conjunto de relevantes exposições recentes no estrangeiro (Londres, Madrid, Maiorca) permitem abordar a processo de internacionalização do autor e a diversidade da receção crítica que encontrou em diferentes contextos. A atual retrospetiva no Museu de Serralves é ocasião privilegiada para um ponto de situação e síntese global.
Um dos fios condutores do documentário é uma conversa com o autor, a respeito do conjunto da sua obra e o seu momento atual, complementada com depoimentos de especialistas como Adrian Searle (crítico e curador), James Lingwood (curador), Vicente Todolí ou Delfim Sardo, galeristas como Pilar Corrias, Juana de Aizpuru, Pepe Cobo, ou ainda personalidades como Helena Foster e a artista Cristina Iglesias.

Ficha Técnica

Título Original
Noites Brancas Julião Sarmento
Realização
Abílio Leitão
Autoria
Abílio Leitão e Alexandre Melo
Ano
2012
Duração
50 min minutos