A Europa Nostra é a voz do património cultural europeu. Congrega e representa 250 Organizações Não-Governamentais e Organizações Sem Fins Lucrativos com uma representatividade e participação da ordem global de cerca de 5 milhões de cidadãos de toda a Europa. Conta ainda com o apoio direto de mais de 1500 membros individuais e mais de 150 entidades públicas e empresas. A sua vasta rede de profissionais e voluntários procura salvaguardar o património cultural e natural europeu para as gerações presente e futuras.
Os membros da Europa Nostra formam um poderoso movimento de apoio ao património cultural na Europa, promovendo a excelência através do Prémio União Europeia para o Património Cultural - Europa Nostra e de campanhas para salvaguardar o património histórico ameaçado e os lugares e paisagens de valor cultural.
A Cerimónia de entrega dos prestigiados Prémios União Europeia para o Património Cultural - Europa Nostra, teve lugar no dia 1 de junho no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, com a presença de Androulla Vassiliou, a Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, e de Plácido Domingo, o famoso tenor e presidente da Europa Nostra. O evento foi realizado com o patrocínio do Presidente da República, que também esteve presente, e do Presidente da Comissão Europeia. Os Príncipes das Astúrias também assistiram à Cerimónia. De entre os vinte e oito projetos galardoados, entre os quais se encontra, em Portugal, a recuperação dos seis órgãos da Basílica de Mafra, seis receberam ainda o Grande Prémio, que distingue projetos de excecional relevância no património europeu.