A vida de um jornalista e escritor que amava a vida e a escrevia
Documentário da autoria de Nuno Costa Santos (autor de uma biografia dedicado ao autor) sobre o escritor e jornalista Fernando Assis Pacheco, figura da vida intelectual portuguesa que, prematuramente, nos deixou no dia 1 de Novembro de 1995.
Além de um intelectual com marca deixada na área do jornalismo ? passou pelos ?Diário de Lisboa?, pelo ?República?, por ?O Jornal? e pela revista Visão ? e da literatura, Assis Pacheco era uma figura querida da sociedade portuguesa pela sua vivacidade, pelo seu gosto pelas histórias, pelo seu sentido de humor. A sua participação vitoriosa no concurso ?A Visita da Cornélia? popularizou-o, tendo passado a ser reconhecido, não só pelos leitores dos jornais e da poesia, mas também pelos homens e mulheres comuns.
É esse Assis Pacheco total que se pretende retratar neste documentário. Autor de uma escrita única no contexto português, ao mesmo tempo culta, profunda e atravessada de um sentido superior de autoironia, sempre vigilante em relação à pequena vaidade. Apaixonado pela vida e por algumas das coisas que a vida tem de melhor: os lugares, os amores, as paixões, os amigos, os livros, as comidas.
"Sou o Fernando Assis Pacheco, 41 anos, um pasmado sem cura. Tudo me espanta, gramo a vida, quero morrer mais lá para o Verão".
Fernando Assis Pacheco