Programas tv

Saudade Burra de Fernando Assis Pacheco

Saudade Burra de Fernando Assis Pacheco

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

A vida de um jornalista e escritor que amava a vida e a escrevia

Documentário da autoria de Nuno Costa Santos (autor de uma biografia dedicado ao autor) sobre o escritor e jornalista Fernando Assis Pacheco, figura da vida intelectual portuguesa que, prematuramente, nos deixou no dia 1 de Novembro de 1995.
Além de um intelectual com marca deixada na área do jornalismo ? passou pelos ?Diário de Lisboa?, pelo ?República?, por ?O Jornal? e pela revista Visão ? e da literatura, Assis Pacheco era uma figura querida da sociedade portuguesa pela sua vivacidade, pelo seu gosto pelas histórias, pelo seu sentido de humor. A sua participação vitoriosa no concurso ?A Visita da Cornélia? popularizou-o, tendo passado a ser reconhecido, não só pelos leitores dos jornais e da poesia, mas também pelos homens e mulheres comuns.
É esse Assis Pacheco total que se pretende retratar neste documentário. Autor de uma escrita única no contexto português, ao mesmo tempo culta, profunda e atravessada de um sentido superior de autoironia, sempre vigilante em relação à pequena vaidade. Apaixonado pela vida e por algumas das coisas que a vida tem de melhor: os lugares, os amores, as paixões, os amigos, os livros, as comidas.
"Sou o Fernando Assis Pacheco, 41 anos, um pasmado sem cura. Tudo me espanta, gramo a vida, quero morrer mais lá para o Verão".
Fernando Assis Pacheco

Ficha Técnica

Título Original
Saudade Burra de Fernando Assis Pacheco
Realização
Margarida Moura Guedes, Paulo Galvão
Produção
Mínima Ideia
Autoria
Nuno Costa Santos
Ano
2012
Duração
50 minutos