Documentário de Anabela Saint-Maurice sobre a identidade da paisagem portuguesa com a participação do historiador José Mattoso, dos geógrafos Suzanne Daveau, Jorge Gaspar e Álvaro Domingues, e do empresário José Roquette
Um documentário de Anabela Saint-Maurice sobre a identidade do campo português. A paisagem vivida da nossa infância e das nossas raízes. A paisagem entendida como a casa comum onde nos relacionamos uns com os outros. A paisagem marcada pela natureza, pelos homens e pelo progresso.
De norte para sul, um olhar sobre as mudanças no território num documentário sobre o Portugal recente.
Assim do planalto de Castro Laboreiro ao Algarve, passando pelo Douro e pela renovação do Alentejo por via do Alqueva, o documentário aborda o tema da paisagem em sentido lato.
Entre "centros históricos" e "aldeias típicas", os portugueses buscam na paisagem um lugar para passar férias mas a verdade é que ocupação do território mudou de forma irreversível nos últimos cinquenta anos, por via da emigração, do despovoamento e da fuga para os grandes centros urbanos do litoral.
O documentário da RTP conta com a participação do historiador José Mattoso (sobre a identidade das regiões portuguesas), da geógrafa Suzanne Daveau (mulher de Orlando Ribeiro e figura incontornável da Geografia Portuguesa), do geógrafo Jorge Gaspar (Prémio Universidade de Lisboa), do geógrafo Álvaro Domingues da faculdade de Arquitetura do Porto e ainda do empresário José Roquette, ?transformador? da paisagem em Reguengos de Monsaraz, junto à barragem do Alqueva.