O velho Augusto Henriques, que um dia matou Conceição das Neves...
Com argumento de Paulo Filipe e João Mário Grilo, esta obra de ficção baseada na realidade de um crime português faz parte integrante de uma série intitulada OS QUATRO ELEMENTOS?no caso, a TERRA?!
Uma planificação eficaz, uma montagem depurada, um ritmo compatível e uma notável interpretação de José Viana, no papel do velho Augusto Henriques que um dia matou Conceição das Neves.
Produção da MADRAGOA FILMES. Uma co-produção entre LA SPET e a RTP.
?Com um golpe seco do sacho, Augusto Henriques matou Conceição das Neves.
Tudo por causa de uma questão de águas, coisa pouca, daquelas rixas que fazem o dia a dia da terra. Coisa pouca terá sido, mas o que ninguém lhe tira é que está agora ali um cadáver, onde ainda há um instante havia uma mulher, mesmo que velha. Conceição deixou de ser.
Nos seus 65 anos, Augusto nunca esteve preso, nem foi julgado, nunca teve querelas com polícias ou tribunais. No íntimo, acha que nem é culpado, pois o diabo da Conceição é que se baixou, tinha ele feito pontaria para o ombro. Mas o que é, é?ou não estivesse a mulher morta lá em cima. O melhor que Augusto tem a fazer é mesmo entregar-se à justiça dos homens.
No tribunal, o juiz, clemente, aplica-lhe catorze anos de pena, "por causa da idade, e do bom comportamento". Bem antes disso, porém, Augusto há-de regressar aos lugares que foram seus. Para descobrir que, num golpe de sacho - seco e mal apontado -, se pode até acabar o mundo?.
João Mário Grilo