Programas tv

Gago Coutinho - Almirante com Alma de Tenente

Gago Coutinho - Almirante com Alma de Tenente

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Em 2009 assinalou-se 140 anos desde o nascimento e 50 anos desde a morte de Gago Coutinho

Gago Coutinho entrou para a História como navegador na primeira travessia aérea do Atlântico Sul, em 1922, tendo como piloto o seu amigo Sacadura Cabral. A viagem provou que era possível fazer navegação aérea com a mesma precisão da navegação marítima. Foi utilizado um sextante adaptado com horizonte artificial e um corrector de rumos criado por ambos os parceiros de aventura.
Mas Gago Coutinho viveu até aos 90 anos e manteve sempre uma actividade intensa. Ainda antes da aventura aérea, teve uma carreira como oficial de Marinha e como geógrafo. Percorreu milhares de quilómetros a pé em África e em Timor fazendo o levantamento de fronteiras das então colónias portuguesas. E durante diversas viagens a bordo de veleiros, fez estudos aprofundados sobre as rotas dos descobridores portugueses da Escola de Sagres, introduzindo novas interpretações sobre as rotas e as técnicas de navegação utilizadas nas viagens para África, para o Brasilo e para a Índia.
Estes aspectos são abordados no documentário produzido para assinalar o cinquentenário da morte do Almirante, no qual a RTP revela igualmente facetas até aqui menos conhecidas, como alguns problemas com a censura do Estado Novo, a posição crítica em relação ao fascismo e ao nazismo e até os amores de Gago Coutinho.
Este trabalho,contou com a colaboração de Rui Costa Pinto, um investigador que está a preparar o doutoramento sobre a vida e obra de Gago Coutinho e é membro da Sociedade de Geografia de Lisboa. Contou também com a participação de José Manuel Malhão Pereira, oficial da Armada, Mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa e membro da Academisa de Marinha. Participa igualmente Proença Mendes, actual comandante do Navio-Escola Sagres, onde se continua a ensinar a navegação astronómica desenvolvida por Gago Coutinho. A RTP ouviu também Maria Fernanda Rollo, professora universitária e especialista em História Contemporânea, bem como o adido militar da Embaixada do Brasil em Lisboa, Coronel Waldeísio Ferreira Campos. Recorde-se que a viagem de Gago Coutinho e Sacadura Cabral serviu também para assinalar o centenário da independência do Brasil.

Um documentário de Vasco Matos Trigo
Realização de Rui Nunes
Imagem de Carlos Oliveira
Edição de Francisco Sequeira
Produção de Ana Pitas

Ficha Técnica

Título Original
Gago Coutinho - Almirante com Alma de Tenente
Realização
Rui Nunes
Produção
Ana Pitas
Autoria
Vasco Matos Trigo
Ano
2009
Duração
28 minutos