Manuel Valadares, o cientista de renome mundial que a ditadura escorraçou
A vitória dos países aliados contra o nazismo, na Segunda Guerra Mundial, encheu os portugueses de esperança na liquidação da ditadura interna. O mundo era varrido por ventos de democracia. A ditadura portuguesa viu-se na necessidade de anunciar eleições livres. A oposição democrática organiza-se para concorrer. Mas o processo eleitoral foi utilizado pelo regime apenas para acentuar a perseguição aos oposicionistas.
Em Junho de 1947, o Conselho de Ministros determinou a expulsão de muitos professores das Universidades de Lisboa, Porto e Coimbra. Estes viram-se obrigados a procurar trabalho, nomeadamente, no estrangeiro. Entre eles, Manuel Valadares, professor de Física na Faculdade de Ciências de Lisboa, investigador científico em Física Atómica e Radioatividade.
Da sua vida em França, onde conviveu com figuras do maior prestígio como Madame Curie, Picasso e tantos outros, fosse no âmbito científico fosse no âmbito socio-político, e de como a política portuguesa seguia os seus passos, se revelam as palavras e as imagens neste documentário de cinquenta minutos.