O início do cristianismo sob a feroz perseguição do Império Romano, numa grandiosa produção histórica com Richard Burton, Jean Simmons e Victor Mature.
O tribuno Marcelo Gálio preside à cruxificação de Jesus cumprindo as ordens do governador da Judeia, Pôncio Pilatos. Mais tarde ao jogo ganha a túnica de Jesus e é atormentado por pesadelos e terríveis visões. Decide regressar à Judeia para perceber melhor quem era o homem que tinha cruxificado. Marcelo acaba por se converter ao cristianismo e recuperar a sanidade com a ajuda do seu escravo grego Demétrio e de Diana, a mulher por quem está apaixonado. Mas os tempos eram perigosos para os cristãos, o que dita o trágico destino de Marcelo e Diana.
?A Túnica? iria tornar-se num filme célebre e de referência por ter sido o primeiro a usar, em 1953, o novo sistema de écran panorâmico que ficou conhecido como Cinemascope. Grandiosa e dispendiosa adaptação ao cinema do romance de Lloyd C. Douglas, ?A Túnica? é uma emocionante e aventureira evocação dos tempos conturbados do início do cristianismo no seio do Império Romano, que o combateu de forma feroz e sanguinária. Henry Coster assina um fresco épico e bíblico que, da cruxificação em Jerusalém ao exotismo da corte dos césares passando pelas fantásticas catacumbas de Roma, permanece como uma impressionante produção da era dourada de Hollywood, premiada com os Oscares da Melhor Direcção Artística e Melhor Guarda Roupa. Tudo isto servido por um prestigiado elenco, onde se contam os nomes de Richard Burton, Jean Simmons e Victor Mature.