VERMELHINHO, O DRAGÃO QUE ELIMINOU SIR ALEX FERGUSON, por Rui Alves

Celebra-se uma década de democracia em Portugal. Respira-se a liberdade, o adeus à ignorância. No futebol, o F.C. Porto está quase a marcar presença na sua primeira final europeia.

25 de Abril de 1984, Aberdeen. Na Escócia, os dragões disputam o acesso à final da Taça dos Vencedores das Taças. A formação portuguesa defendia a margem mínima que tinha alcançado no Estádio das Antas.

O vencedor da Taça de Portugal de 1983, no Pittodrie Stadium, teria de aguentar a pressão de uma equipa muito forte. A formação escocesa conquistara a segunda maior prova de futebol de clubes da UEFA do Velho Continente na temporada anterior.

E que tinha como treinador o “Furious Fergie” como chamavam, entre outros jogadores do Aberdeen, o guarda-redes Jim Leighton, Willie Miller, Alex Mcleish, Gordon Strachan.

Alex Ferguson que, anos mais tarde, receberia o título de “Sir” por ter conquistado tudo o que existia para conquistar à frente da equipa do Manchester United.

Sob um manto de intenso nevoeiro, qual D. Sebastião, irromperia o extremo batizado para o futebol como ‘Vermelhinho’. Carlos Manuel da Silva nasce em S. João da Madeira, e estreia-se oficialmente na Sanjoanense em 1974/75, passaria depois pelo Águeda antes de chegar ao FC Porto.

Este internacional português era um jogador veloz e sempre de olho na baliza adversária. O golo fantástico que marca, através de um pontapé bem perto da linha de meio-campo, sentencia a eliminatória.

O clube da cidade Invicta afasta pela primeira vez uma equipa orientada pelo então jovem Ferguson.