SELEÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY FAZ TREINO MILITAR, por Rui Alves

“Um ensaio para a vida”, esta pequena frase que estava nos bilhetes vendidos pela Federação Portuguesa de Rugby para os jogos da seleção, simboliza a força da paixão demonstrada pela “alcateia” portuguesa. A formação nacional depois de muitos ensaios e do sem número de placagens apura-se pela primeira vez na história do rugby nacional para o Campeonato do Mundo.

Os 37 pré-convocados para representar a seleção portuguesa no Mundial de França foram recrutas no Campo de Fuzileiros da Marinha. A ideia partiu do técnico da seleção e que durante 4 dias sujeitou os atletas a um demolidor treino militar.

Treinador da seleção desde de 2001, Tomás Morais foi o responsável por Portugal subir do 30º lugar que ocupava no ranking mundial até à 15º posição. Com a sua orientação surgem as primeiras vitórias internacionais como o Europeu (rugby de quinze) e os sete Europeus de Sevens (rugby de sete) e o 1º lugar do Campeonato do Mundo Universitário.

Nomeado para melhor treinador Mundial pela World Rugby em 2004, é condecorado com a Cruz da Ordem de Mérito pelo Presidente da República Jorge Sampaio.

A primeira vez é sempre especial e os portugueses batizados de “Lobos” tudo fizeram para honrar Portugal no Mundial de Rugby de 2007.