SANJOANENSE CONQUISTA TAÇA EUROPEIA por Rui Alves

A Associação Desportiva Sanjoanense surge em 1924, dois anos antes de São João da Madeira passar a concelho. Nos primeiros anos, a Sanjoanense era essencialmente um clube de futebol.

Na década de 30 do século XX, nasce a secção de atletismo, mas a aposta é no basquetebol. Os atletas da modalidade que já treinavam há alguns anos preparam-se para competir no Campeonato de Aveiro.

No entanto, o motociclista Ângelo Bastos seria a grande figura desta Associação, ao vencer, em 1934, os Circuitos da Boavista e de Aveiro.

E seria na década seguinte, que despertaria para o hóquei em patins. No final dos anos quarenta, inaugura o rinque de patinagem e, já em 1950, a equipa de corridas em patins sagra-se campeã regional do Norte.

Com o decorrer dos anos, a Sanjoanense passa a estar representada na ginástica, andebol, basquetebol feminino, ciclismo.

Até, que, na época de 1985/86 e no mesmo fim de semana em que o FC Porto se sagra campeão europeu de hóquei em patins, a Sanjoanense conquista a Taça das Taças.

O jogo da 2ª mão da final europeia, foi cheio de emoções, depois do «três-três» conseguido no Pavilhão de Alvalade, o apoio incondicional dos seus adeptos no seu ambiente, faz com que a equipa da Sanjoanense consiga superar o forte adversário.

No entanto, a forma como acontece, não deixa de surpreender, o Sporting chega a estar a vencer por 5-1, a ADS, numa 2ª parte desta espetacular partida de hóquei em patins, muda o rumo dos acontecimentos ao conseguir a reviravolta no marcador. A Taça Europeia de 1986 fica então, com residência permanente em São João da Madeira.

Orientados por José Lisboa, ficam na história do clube: Reis, Gentil, Lima, Licínio, Zeca, Carlos Reis e Miguel.

Com quase um século de existência, a Sanjoanense e um dos mais ecléticos clubes do distrito de Aveiro, contabiliza mais de 40 títulos nacionais e 1 europeu.