RECORDE EUROPEU... É DO MAMEDE! por Rui Alves

1981

O esplendor da história portuguesa nos 10.000 metros é alcançado entre 1981 e 1984. A 30 de Maio de 1981, Fernando Mamede, o eterno incompreendido, atleta de impulsos, faz uma das melhores corridas de sempre ajudando a catapultar Portugal para o topo da hierarquia do atletismo internacional.

Integrado nas comemorações das Bodas de Diamante, o Sporting Clube de Portugal organiza o Torneio Internacional de Atletismo na esperança que Fernando Mamede apoiado pelo adeptos leoninos pudesse bater o recorde europeu dos 10 mil metros.

Com as condições climatéricas ideais para a corrida, o Alentejano mais veloz de Portugal, arranca decidido a cumprir o plano traçado pelo Professor Moniz Pereira, impõe desde a primeira volta um ritmo diabólico, tem companhia nos primeiros três quilómetros para depois ficar definitivamente sozinho na luta contra o tempo.

Na primavera da glória de 1981, no tartan verde do Estádio de Alvalade, Fernando Mamede em cavalgada solitária e sem lebres, numa luta contra o relógio, regista o primeiro recorde da Europa alcançado em território nacional, os 10 quilómetros foram percorridos em 27.27, 7 minutos.

E, após tal feito, a pergunta, sentida, lá do fundo do coração: "Ainda há quem duvide que o atletismo deve ser apoiado?"

Moniz Pereira, premonitório: "Numa prova em não seja obrigado a correr sozinho, o Mamede pode bater o recorde do mundo."