PORTUGAL CONQUISTA O MUNDO por Rui Alves

A última jornada do III Campeonato do Mundo e simultaneamente o XIII Campeonato da Europa foi de exaltação para a nação portuguesa. O Mundial de 1947, realizado em Lisboa revela-se uma aposta certeira para o Estado Novo, com a nação portuguesa orgulhosa da conquista do primeiro título de Campeão do Mundo.

A derrota da Inglaterra por três a zero frente a Portugal, a primeira no primeiro campeonato pós-guerra, faz com que os Ingleses percam a hegemonia do Hóquei em Patins. Antes do enorme flagelo da II Guerra Mundial, a selecção das terras de Sua Majestade tinha conquistado 12 edições do Campeonato da Europa e os dois primeiros Mundiais.

Construído no Brasil em 1921, é depois reconstruído e remodelado no Parque Eduardo VII, o Pavilhão dos Desportos, é inaugurado a 17 de Maio de 1947 para o primeiro jogo do Mundial de Hóquei em Patins.

Os 6000 lugares estiveram sempre ocupados para ver a selecção portuguesa, é o início do muito carinho que os portugueses iriam ter pela equipa das quinas. Portugal conquista a terceira edição do Campeonato do Mundo, são seis vitórias em outros tantos jogos.

Os goleadores e primos que jogavam na equipa do Paço de Arcos, Correia dos Santos e Jesus Correia são responsáveis por 23 dos 27 golos apontados pela selecção portuguesa, os outros quatro que faltam, são divididos pelos irmãos Olivério e Sidónio Serpa.

O treinador José Prazeres fez alinhar ainda os guarda-redes Cipriano Santos, Emídio Pinto e os jogadores de pista António Manuel Soares e Álvaro Lopes.

A epopeia vitoriosa do Hóquei Nacional tinha principiado.