NAIDE GOMES, CAMPEÃ DO MUNDO DO PENTATLO por Rui Alves

O pentatlo de pista coberta é um conjunto de 5 provas: 60 metros barreiras, salto em altura, lançamento do peso, salto em comprimento e por fim os 800 metros. Naide Gomes, uma espécie de superatleta presta provas num só dia e depois do 5º lugar na sua primeira participação no Mundial de 2003, conquista o Ouro no ano seguinte.

Esta é a primeira medalha de ouro de uma atleta Portuguesa e a terceira em Mundiais de Atletismo em pista coberta, depois das vitórias de João Campos nos 3000 metros em 1985, e de Rui Costa no Pavilhão Atlântico em 2001.

Natural de São Tomé e Príncipe, Naide Gomes vem para Portugal com apenas 11 anos de idade e é na Escola que impressiona o seu professor de Educação Física, após ter saltado 1,50 em altura, mais alto até que os rapazes.

Aconselhada a seguir o desporto, a jovem Africana, representa vários clubes como Ginásio do Sul, Belenenses, até que no final de 1997, veste a camisola do Sporting Clube de Portugal, quando estava prestes a alcançar a maioridade.

É na especialidade do salto em altura que promete voar alto, mas revela-se afinal, ser uma atleta completa, obtendo também, excelentes resultados no salto em comprimento, adaptando-se muito bem à corrida, mesmo com obstáculos e provando a sua grande aptidão física até no lançamento do peso. Naturalizada desde 2001, Portugal tinha agora uma excelente praticante para o pentatlo.

As provas combinadas do pentatlo, foi o passo seguinte desta extraordinária atleta. O ano de 2004 seria o da consagração de Naide Gomes, depois de ter batido o recorde nacional do salto em altura, voa acima do 1,88 m, é convidada do IAAF para estar presente no Mundial do mesmo ano.

Competindo com as quatro melhores pentatlonistas da época, Naide sobe ao degrau mais alto do pódio, sagrando-se Campeã do Mundo do Pentatlo em pista coberta.