HEGEMONIA EUROPEIA DOS CLUBES PORTUGUESES por Rui Alves

Este é o primeiro episódio da hegemonia europeia dos clubes portugueses no hóquei patins.

No mesmo dia! Óquei de Barcelos, Sporting e Benfica conquistam as competições europeias de hóquei em patins.

A noite de sábado, 8 de Junho de 1991 será para sempre inesquecível para os adeptos dos três clubes e para os adeptos da modalidade. O hóquei praticado por uma equipa de cinco jogadores, foi a primeira modalidade colectiva a conquistar um título Europeu e Mundial para o Desporto Português.

Regressando ao fantástico ano de 1991, na Taca CERS, a derrota em Terragona, Espanha, o cinco encarnado tinha de recuperar a desvantagem de dois golos frente ao Reus.

No pequeno inferno do Pavilhão da Luz, o ruidoso apoio dos adeptos benfiquistas empurra a equipa que marca três golos em cinco minutos. Ao intervalo, 6-1. A equipa encarnada tinha superado e bem, todas as dificuldades impostas pela equipa espanhola.

Fernando Almeida, Paulo Almeida Victor Fortunato, Luís Ferreira, Rui Lopes, Garção, Rocha e Conceição com as indicações preciosas do treinador Carlos Dantas são os heróis desta reviravolta, no final do jogo o marcador assinalava 10-3.

Depois do Sesimbra ter conquistado a 1ª edição de 1981, o Sporting em 1984 na 4ª edição, o Benfica conquista XI edição da Taça CERS. É o primeiro título internacional, do clube da luz no hóquei em patins.