ESTREIA DA F2 NO ESTORIL, por Rui Alves
1973
Na década de 70, a F2 era como estar à porta de entrada da F1 e o Circuito do Estoril foi o cenário ideal para algumas das animadas corridas onde despontaram talentos como René Arnoux, Jacques Laffite, Keke Rosberg e Alain Prost.
A Fórmula 2, que permitia aos pilotos que não conseguiam vaga na Fórmula 1 pudessem competir internacionalmente, visitaria Portugal por quatro vezes. Designadas I, II, III e IV Grande Prémio do Estoril, a primeira edição teve lugar a 21 de outubro de 1973, a segunda a 9 de março de 1975, a terceira a 8 de agosto de 1976 e a quarta a 2 de outubro de 1977.
Em 1973, Jean-Pierre Jarier, ao volante do March 732 da equipa oficial, domina e é o primeiro a cortar a meta nas duas mangas que compunham a prova. Jacques Coulon terminou em 2º, noutro Mach, na frente de Rolf Stommelen, 3º com um Brabham BT40 da FINA. O primeiro português a conduzir um F1 “Nicha” Cabral foi 8º, com o outro dos March oficiais, na frente do seu colega de equipa, Hans-Joachim Stuck.
Em 1974 estava prevista uma segunda edição, em data indefinida, mas os acontecimentos políticos inviabilizaram a sua realização, tendo sido adiada para o ano seguinte.
A F2 foi criada em 1948 e seria substituída pela Fórmula 3000 em 1985, porque ano após ano se tornava cada vez mais dispendiosa. No novo milénio aparece de novo com a designação de Fórmula 2 e é concebida para tornar a corrida acessível para as equipas e tal como no século passado, oferecer aos pilotos corridas de muita competitividade antes de (poucos) entrarem no “Grande Circo” da Fórmula 1.
A Fórmula 2, que permitia aos pilotos que não conseguiam vaga na Fórmula 1 pudessem competir internacionalmente, visitaria Portugal por quatro vezes. Designadas I, II, III e IV Grande Prémio do Estoril, a primeira edição teve lugar a 21 de outubro de 1973, a segunda a 9 de março de 1975, a terceira a 8 de agosto de 1976 e a quarta a 2 de outubro de 1977.
Em 1973, Jean-Pierre Jarier, ao volante do March 732 da equipa oficial, domina e é o primeiro a cortar a meta nas duas mangas que compunham a prova. Jacques Coulon terminou em 2º, noutro Mach, na frente de Rolf Stommelen, 3º com um Brabham BT40 da FINA. O primeiro português a conduzir um F1 “Nicha” Cabral foi 8º, com o outro dos March oficiais, na frente do seu colega de equipa, Hans-Joachim Stuck.
Em 1974 estava prevista uma segunda edição, em data indefinida, mas os acontecimentos políticos inviabilizaram a sua realização, tendo sido adiada para o ano seguinte.
A F2 foi criada em 1948 e seria substituída pela Fórmula 3000 em 1985, porque ano após ano se tornava cada vez mais dispendiosa. No novo milénio aparece de novo com a designação de Fórmula 2 e é concebida para tornar a corrida acessível para as equipas e tal como no século passado, oferecer aos pilotos corridas de muita competitividade antes de (poucos) entrarem no “Grande Circo” da Fórmula 1.