DOMÍNIO PORTISTA NO HÓQUEI EUROPEU por Rui Alves

É um registo impressionante das equipas Espanholas na Taça dos Campeões Europeus, hoje, Liga Europeia de Hóquei em Patins.

A mais importante prova europeia inicia-se em 1966 e os clubes do nosso vizinho até 1990 só por uma vez não estiveram presentes na final. O ritmo de conquistas é avassalador em 25 edições, "nuestros hermanos" levaram para casa 22 Taças de Campeões Europeus.

Onze anos depois da primeira final, é que uma equipa Portuguesa se consegue intrometer no domínio espanhol conquistando o primeiro troféu. O Sporting em 1977, derrota o Villanueva e é preciso esperar, desesperar mais nove anos para uma nova vitória de um clube Português, feito alcançado pelo FC Porto, que em mais uma final, repete a presença de 1985 quando foi derrotado pelo Barcelona, vence os os dois jogos com a equipa Italiana do Hockey Novara.

Em 1987, o clube da cidade invicta está presente pela terceira vez consecutiva na final da Taça dos Campeões, mas sai vergado à derrota frente aos Espanhóis do Hockey Club Liceo da Coruña. A equipa portista em 1990, volta a estar presente em nova final e domina por completo a equipa do Noia, é um porto de honra que é servido nos dois jogos frente ao clube sediado perto de Barcelona.

O início da última década do século passado é marcado pelo domínio dos clubes Portugueses no hóquei internacional.