CONCEIÇÃO E COUTO CAMPEÕES DE ITÁLIA por Rui Alves

Em 1998, a Lazio era um clube com poucas conquistas. Apenas um campeonato, em 1974, e duas taças de Itália, a última delas precisamente em 1997/98, época em que alcança a final da Taça UEFA, sendo derrotada por outra equipa da península itálica, o Inter de Milão.

Ainda assim, a ambição vitórias é enorme, pelo que, no verão de 98, chegam Sérgio Conceição ( nove milhões de euros), Fernando Couto, De La Peña, Vieri, Marcelo Salas, Mihajlovic e Stankovic, que se juntam a Mancini, Nedved, Nesta, é a formação de uma constelação de estrelas.

Para começar, vitória na Supertaça em Turim, numa altura em que troféu se disputava num jogo e na casa do campeão. No relvado da Juventus, Nedved deu vantagem, Del Piero empatou aos 87 e eis que... Sérgio Conceição nega o prolongamento, ao marcar o golo do triunfo.

Os dois portugueses são habituais titulares dos “laziale” que a duas jornadas do fim, lideram a Serie A, só que um empate em Florença permite ao Milão a ultrapassagem na reta final da prova. O campeonato escapa por apenas um ponto, mas o clube da província de Roma conquista a última edição da Taça dos Vencedores das Taças.

O verão de 1999 trouxe Sensini, Simeone e Verón, além de Simone Inzaghi e Ravanelli. Cada vez mais forte, a equipa de Eriksson, antigo treinador do Benfica, inicia a nova época conquistando a Supertaça Europeia ao vencer o campeão europeu Manchester United.

Após a eliminação nos quartos de final na Liga dos Campeões, a Lazio está na frente do campeonato, no entanto, à jornada 20 deixa escapar o primeiro lugar e chega a estar a nove pontos da Juventus.

Com um final de campeonato sensacional encurta a distância e, na última jornada, a vitória em casa contra o Reggina e a derrota da “vecchia signora” no terreno do Perugia, origina a troca na liderança e sagra a equipa da comuna italiana de Formello, como a grande campeã.

Com a dobradinha alcançada, ao bater o Inter na final da taça, Sérgio Conceição e Fernando Couto são os grandes campeões de Itália.