CAMPEÕES DE PRAIA, por Rui Alves

1994

Não deve existir ninguém que não tenha por uma vez experimentado manter a bola no ar quando joga com um ou mais amigos na praia que mais gosta.

No entanto, a prática do voleibol fora de recinto convencional inicia-se na década de cinquenta do século passado, quando, em algumas das praias mais frequentadas do país, como: Espinho, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Figueira da Foz, Costa da Caparica, Carcavelos, Paço de Arcos ou Praia das Maçãs, onde alguns dos banhistas tentam demonstrar as suas habilidades no areal.

Iria ser nos anos 80 que a prática se intensificaria através dos Torneios da Costa da Caparica organizados pelos Clubes de Campismo para a sua grande festa anual.

Em 1991, surge a 1ª prova de duplas no Torneio Internacional DaCasca realizado em Espinho provocando uma onda de entusiasmo pela modalidade que culminaria, dois anos depois em Carcavelos, com a realização do 1º Campeonato Nacional de Voleibol de Praia em duplas masculinas.

Miguel Maia e João Brenha são os primeiros campeões da modalidade, e ao repetir a façanha em 1994, dominaria a modalidade durante a década de 90.

Espinho, terra natal dos campeões nacionais, passa a ser a capital do Voleibol de Praia batizando uma das suas avenidas com os nomes dos dois atletas.