CAMPEÃO ESTÁ DE VOLTA À 1ª DIVISÃO por Rui Alves

Foi no dia 13 de Maio de 1984 que a equipa de Belém se sagra campeã nacional da II Divisão, esquecidas, ficavam as duas temporadas no escalão inferior, consequência do penúltimo lugar na época de 1981-82, colocando um ponto final ao primeiro capítulo negro da sua longa história de sucessos no futebol português.

Vencedor da Taça de Portugal de 1942, 1960 e 1989, Campeão Nacional de 1946, na 12ª edição do Nacional da I Divisão, o clube do Restelo inscreve o seu nome numa lista muito restrita que conta somente com o Benfica, FC Porto e Sporting, como únicos vencedores da prova maior do futebol luso e é essa a lógica quando se fala dos quatro grandes de Portugal.

Com a designação de Campeonato Nacional, quem realmente é o quarto clube de Portugal?

Factos são factos, em termos estatísticos, pertence ao “Belém” esse estatuto. Era mesmo, o terceiro emblema, se contabilizarmos os pontos no total dos Campeonatos, até que, em 1952, foi ultrapassado pelo FC Porto.

Com um total de 54 presenças no Campeonato Nacional (1938/39 a 1994/95), tem como momento mais brilhante, ser o primeiro clube a intrometer-se na conquista do título de Campeão, sendo necessário aguardar com muita paciência, isto é, mais de cinquenta anos para encontrar o quinto vencedor, Boavista.