CAMPEÃO DO MUNDO por Rui Alves

Os anos 80, estão na memória pela loucura dos adeptos do desporto automóvel que marcam presença na berma de estradas sinuosas e por pilotos que voam baixinho, em autênticas máquinas de devorar asfalto.

Em 1990, a paixão pelos carros leva Rui Madeira a acelerar para a terra e asfalto dos Ralis, para cinco anos depois, conquistar o primeiro grande título do automobilismo nacional, ao sagrar-se campeão do mundo na classe de Produção (então Grupo N).

O arquiteto e piloto, tem a companhia do navegador Nuno Rodrigues da Silva, vence 4 (Rali de Portugal, Córsega, Catalunha e Grã-Bertanha) das 6 provas da classe de Produção.

Ao volante do Mitsubishi Lancer Evo III, corre, poucos minutos depois da passagem dos grandes pilotos mundiais como Carlos Sainz, Kankunen, Makinen, Colin McRae ou Biasion.

Bicampeão nacional e por 5 vezes o “Melhor Português” no Rali de Portugal, o emblemático piloto conquistaria a vitória absoluta na edição de 1996 com um Toyota Celica da equipa italiana Grifone.