CAMPEÃO DO MUNDO DE ESTRADA por Rui Alves

Depois de Alves Barbosa se ter destacado na década de 50 no ciclismo internacional, foi a vez de Joaquim Agostinho se notabilizar como um dos melhores ciclistas nacionais de sempre. Mas foi preciso chegar ao final da década de 80 para ver um Português vestir a camisola amarela na principal prova do ciclismo Mundial, o Volta à França, feito alcançado por Acácio da Silva.

Rui Costa é o nome que se segue, é o primeiro ciclista luso a ganhar uma prova de fundo do Mundial. Natural da Póvoa do Varzim, o Campeão do Mundo de 2013, cruzou a meta depois de ter percorrido mais de 272 quilómetros em 7:25.43 horas.

No berço do renascimento, alcança o momento mais alto da sua carreira, depois de no mesmo ano, se ter destacado na Volta à França onde venceu duas etapas e triunfando pela segunda vez consecutiva na Volta à Suíça.

O percurso de Florença foi dos mais selectivos de sempre a que se juntou também um chuva diluviana, condicionando a corrida. A conquista da camisola arco-íris foi feita em sofrimento, mantendo-se na roda do grupo, Rui Costa foi gerindo o seu esforço até ter a sorte dos audazes quando escolheu o melhor momento para atacar, um verdadeiro Campeão.