CAMPEÃ DO MUNDO EM CANOAGEM, por Rui Alves

Em 2009, o Mundial de Maratona em Canoagem, disputou-se no Rio Douro em Crestume no Concelho de Gaia. Para as canoístas lusitanos presentes na cidade à beira rio, a medalha mais valiosa foi conquistada na prova de caiaque para um tripulante.

Beatriz Gomes de 28 anos venceu ao sprint a húngara Csay e a inglesa Belchser por 11 segundos, ao impor-se na maratona fica na memória como a primeira portuguesa a conquistar um título absoluto de Campeã do Mundo em canoagem.

Filha de uma professora de Educação Física e de um praticante de várias modalidades que chegaria a presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Beatriz Gomes tinha apenas 14 anos quando foi convocada para a seleção nacional.

Depois de Fernando Pimenta que, na véspera do dia histórico, ter sido vice-campeão do Mundo em K-1 sub-23, a professora universitária, assistente da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) da Universidade de Coimbra

conquistaria assim, um inédito título mundial para o Desporto Nacional.

Beatriz Gomes é a primeira mulher portuguesa a entrar no Olimpo da canoagem, e sentar-se ao lado daqueles que já lá estavam: Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro e José Ramalho.