BENFICA TETRA CAMPEÃO EUROPEU por Rui Alves

Não são todas as competições de atletismo realizadas na estrada que dão os louros a quem triunfa colectivamente. Existem, algumas excepções como é o caso da Taça dos Clubes Campeões de Estrada.

Na prova internacional realizada em 1991, assiste-se a mais um dérbi do desporto português, as equipas do Benfica e Sporting, correm nas ruas da Mealhada para a conquista do título europeu. Na IV edição, os clubes de Lisboa arrasam os outros oito clubes europeus que participam nas estradas da Beira Litoral.

Ainda sem ajuda do GPS que apareceria anos mais tarde instalado no relógio, a equipa encarnada geriu na perfeição o ritmo da corrida, depois de 16 Mil e novecentos metros, corridos sobre um piso de paralelepípedos e que se apresentava escorregadio, o Benfica sagra-se pela quarta vez consecutiva Campeão da Europa de Clubes de Estrada.

Ao contrário das previsões, esta competição disputa-se pela última vez em 2011, depois da equipa do Maratona Clube de Portugal, no circuito de Almeirim, ter conquistado o primeiro lugar.