BARCELONA VISITA BELÉM... E PERDE!, por Rui Alves

O Clube Futebol “Os Belenenses” tem um historial relativamente longo de confrontos com o Barcelona, ainda que o saldo não seja o mais favorável, o clube de Belém regista a primeira vitória no primeiro jogo em que defrontaria o grande colosso do futebol mundial.

É preciso recuar ao século passado para encontrar o registo do primeiro desafio entre os dois clubes da Península Ibérica que aconteceu no dia 7 de Maio de 1958. Noite memorável, no Estádio do Restelo, para a formação da cruz de cristo que alinhou com: José Pereira; Pires, Raul Figueiredo e Mário Paz; Moreira e Vicente; Milton (Miguel Norte), Matateu, Carlos Silva (Bezerra), Yaúca e Tito.

E segundo os relatos da época, o Belenenses esteve seguro na defesa e com ataques rápidos chegaria ao triunfo, golos apontados por Carlos Silva e pela Oitava Maravilha do Mundo que dá pelo nome de Matateu.

A primeira vitória do clube lisboeta foi alcançada frente ao campeão espanhol e vencedor da 1ª edição da Taça das Cidades com Feira que mais tarde daria origem à Taça UEFA.

O campeão nacional de 1946 devolveria a visita 4 meses mais tarde e surpreende, quando ao intervalo está em vantagem no marcador. Apesar da derrota, o jornal da Catalunha “La Prensa” reconheceria que a equipa azul tinha revelado grande classe.

O valor reconhecido faz com que todos se questionem, se as provas europeias tivessem principiado mais cedo, até onde este Belenenses teria chegado?