ALENTEJANO MAIS RÁPIDO DO MUNDO por Rui Alves

Um dos grandes impactos na sociedade portuguesa, foi, sem dúvida, o desempenho excepcional de Fernando Mamede, quando estabeleceu o novo recorde mundial dos 10.000 metros, em 1984. O atleta do Sporting Clube de Portugal, apesar de nunca ter conquistado uma medalha olímpica, demonstrou, que afinal, é um nome incontornável do atletismo lusitano.

A 2 de Julho de 1984, Fernando Mamede com 32 anos, corre veloz como nunca tinha feito antes e tira 9 segundos à anterior marca, proeza admirável do Alentejano mais rápido do mundo nos 10.000 metros. É o primeiro recorde mundial do atletismo Português!

Feito notável de um atleta de grandes oscilações a nível psicológico, razão pela qual o terá impedido, quando era o grande favorito, de conquistar a medalha de ouro nos jogos olímpicos de Los Angeles, poucos dias depois de ter atingido a glória. Ainda de ressaca da Olimpíada, volta aos seus melhores dias, vencendo os meetings de Zurique e de Rieti.

Mamede, nas corridas contra o cronómetro era uma máquina de precisão incrível, imbatível, esteve três anos sem perder qualquer corrida dos 10.000 metros, nos grandes palcos sentia uma enorme pressão que não conseguia ultrapassar não chegando ao fim das corridas, totalmente destroçado emocionalmente.

No entanto, no Meeting de Estocolmo em 84, será sempre o momento mais alto da sua carreira, o duelo que travou, na altura seu amigo, Carlos Lopes fica para sempre gravado no atletismo lusitano.

A marca mundial de 27.13, 81 minutos só seria ultrapassada 5 anos depois pelo Mexicano Bárrios. Como recorde da Europa, só 15 anos mais tarde seria batido pelo também Português, António Pinto.

Sendo capaz de aguentar os andamentos mais fortes das corridas de fundo foi por várias vezes campeão nacional em distâncias como os 800 metros, 1500 e 10.000 metros, era, no entanto, na pista onde se sentia melhor, mas só quando envergou a camisola de Portugal no Campeonato do Mundo de Corta-Mato de 1981, é que conquista a sua única medalha em competições internacionais.