A PRIMEIRA DE MOURINHO por Rui Alves

2003 - Taça Uefa

23 de Janeiro de 2002, oito anos depois de ter estado no FC Porto como adjunto do Inglês Bobby Robson, José Mourinho assume o comando técnico dos «azuis e brancos» e profere a declaração pela qual será para sempre recordado no Museu Portista:

“Tenho a certeza que no próximo ano vamos ser campeões". - José Mourinho.

A ausência de conquistas no novo milénio da equipa Portista e com a época de 2001/02 já comprometida, o FC Porto entrega a José Mourinho a responsabilidade de poder voltar a dominar o futebol nacional.

O técnico nascido em Setúbal, que se manteve em Barcelona, após a saída de Robson para o PSV, como adjunto de Louis Van Gaal, regressa a Portugal em 2000 para a primeira experiência, como treinador principal no Benfica, substituí o Alemão Jupp Heynckes.

O clube da luz já não sabia o que era ganhar um título desde 1994, corajoso Mourinho, defronta o Boavista no seu primeiro jogo oficial e que não corre nada bem para os encarnados, derrota no Bessa, nove jogos depois, está de saída do clube da luz.

A União de Leiria é o clube que se segue, antes do FC Porto o resgatar. Rende no comando o técnico Octávio Machado e termina a época em terceiro lugar, mas estava lançada a semente que daria grandes vitórias ao clube da cidade invicta.

Constrói uma equipa constituída maioritariamente por jogadores Portugueses que na época de 2002/03 se sagra campeã nacional com 11 pontos de avanço sobre o Benfica.

O sucesso estende-se também às provas internacionais conquistando a segunda prova europeia de clubes, a Taça UEFA. José Mourinho seria o responsável pelo ciclo mais brilhante do Dragão.