3º TRIUNFO CONSECUTIVO DA LANCIA E DE BIASION por Rui Alves

A história do Melhor Rali do Mundo é feita de pilotos e de algumas marcas de automóveis. Na galeria dos notáveis, está a Lancia, mesmo quando já desapareceu das estradas há mais de 25 anos, deixando momentos memoráveis no mundo fantástico dos Ralis.

O misticismo da marca italiana inicia-se em 1968, com a vitória na 2ª edição do Rali de Portugal. Ainda antes da criação do Campeonato Mundial de Construtores e no início da década de 70, a Lancia é de novo a mais rápida nas estradas portuguesas.

Com alguns anos de ausência de permeio, quando cedeu o lugar a um tal de Fiat 131 Abarth. A Lancia marca o ritmo do Mundial de Ralis, de 1973, ano da 1ª edição do Mundial de Ralis e até 1992, utilizando os modelos Stratos, 037 e Delta, totaliza 10 vitórias no Mundial de Construtores.

Ao longo dos anos, os pilotos da marca italiana, “vítimas” de equipas fortes que a Lancia apresentava em cada Rali, fazia que as vitórias se alternavam entre eles, fazendo crescer o número de triunfos da marca, no entanto, nunca houve uma grande hegemonia de um só piloto.

A lista de pilotos que conduziu os vários modelos da Lancia é ilustre, desde de Sandro Munari, primeiro piloto estrangeiro a vencer o Rali de Portugal, Bernard Darniche, Markku Alen, vencedor do Rali Português por cinco vezes, Walter Rohrl.

Em 1989, ao volante de um Lancia Delta Integrale, o piloto italiano Biasion, é o grande vencedor e pela 3ª vez consecutiva do Melhor Rali do Mundo, no fim do Mundial, conquistaria pela 2ª vez consecutiva, o título de Campeão do Mundo de Pilotos.