LOYOLA ORSINO por João Carlos Callixto

4 Jan 1967 - TV Clube, "Chondri Mama Nidola"

Hoje o “Gramofone” traz um dos vários momentos gravados no programa “TV Clube”, que a RTP transmitia na década de 60, e onde se apresentavam quase todos os géneros da música popular, da canção ligeira ao pop rock, passando pelo fado e pela canção tradicional. E, no capítulo das tradições, dava-se também a conhecer as pertencentes às então províncias ultramarinas.

Esta designação, aliás, foi primeiramente utilizada em relação ao Estado Português da Índia, ainda no final dos anos 40, tendo também sido este o primeiro território colonial a separar-se de Portugal. Em 1954, a União Indiana anexava os enclaves de Dadrá e Nagar Haveli, a que se seguiram em 1961 os restantes territórios, nomeadamente o de Goa.

Portugal queixou-se praticamente em vão junto das Nações Unidas e, até 1974, manteve sempre o território representado com Deputados na Assembleia Nacional. Não será por isso estranho um programa dedicado ao “folclore do ultramar” incluir, em 1967, um cantor de Goa.


Loyola Orsino, a nossa voz de hoje aqui no “Gramofone”, gravou apenas um disco, onde não chegou a incluir “Chondri Mama Nidola”, que interpreta ao vivo para a RTP. O seu único EP seria editado um ano depois, pela etiqueta Tecla, do maestro Jorge Costa Pinto, e nele se incluíam também canções tradicionais goesas.

Apesar de à época a música de Goa não ser muito divulgada pela indústria discográfica portuguesa, já em 1960 tinha sido publicado pela Valentim de Carvalho um disco assinado pelo Goan Research Centre com canções em concani. No início do ano seguinte, o cançonetista Valente Costa grava um EP com o título “Índia Portuguesa”, em que uma das músicas era mesmo cantada em português, contando com arranjos do maestro portuense Resende Dias.

Neste programa da RTP aqui recuperado, Loyola Orsino interpreta duas canções goesas, ambas com orquestrações de Joaquim Luiz Gomes, e surgem ainda a angolana Lilly Tchiumba, o cabo-verdiano Mário de Melo ou Viçoso Caetano, com canções de Moçambique.