JOSÉ AFONSO E GEORGES MOUSTAKI por João Carlos Callixto
7 Fev 1975 - "Milho Verde"
No rescaldo do 25 de Abril, José Afonso encontra Georges Moustaki aquando de uma visita do músico francês a Portugal e ambos são filmados para a RTP por uma equipa que integrava o realizador José Fonseca e Costa. Este “Gramofone” mostra os cantores de volta de “Milho Verde”, um tema tradicional que Zeca gravara em França, três anos antes, para o álbum “Cantigas do Maio”. É nesse disco que encontramos também a canção que depois se tornaria a segunda senha do 25 de Abril, “Grândola, Vila Morena”.
Georges Moustaki, nascido em Alexandria, no Egipto, era um verdadeiro nómada musical. Escreveu para Édith Piaf, com quem teve uma relação amorosa, mas foi como cantor que se tornou conhecido do grande público, em finais da década de 60, com canções como “Le Métèque” ou “Joseph”. A revolução portuguesa de 1974 já o tinha feito gravar no mesmo ano o “Fado Tropical”, de Chico Buarque, mas logo depois o cantor vem ao nosso país acompanhado dos seus músicos.
Neste momento de hoje, temos então a percussionista e cantora chilena Marta Contreras, que começara na altura a acompanhar Moustaki, depois de um single editado em nome próprio, “Il Est Difficile de Vivre Ensemble”. Estaria no seu grupo até aos anos 90, mas gravou também com outros músicos, como o angolano Bonga.
Na guitarra, está Fabien Maman, hoje professor, autor de livros e terapeuta sonoro. Em 1974, tal como Marta, tinha gravado um single (“Va Écouter le Fleuve”), mas também ao lado da chilena tinha integrado no início da década o grupo Felicidade a Brasil, que grava um LP. Com Moustaki, ambos participam no álbum “Live”, editado neste ano de 1975.
José Afonso tinha editado dois meses antes o álbum “Coro dos Tribunais”, primeiro depois do 25 de Abril, e integrava os Cantos Livres que se iam realizando por todo o país com diversos músicos. Na realidade, o espírito desses momentos não era muito diferente do de hoje: contava mais a amizade e o “avisar a malta” do que muitas vezes o apuro técnico!