GO GRAAL BLUES BAND, por João Carlos Callixto
24 Out 1981 - "Lay Down"
A Go Graal Blues Band é porventura um dos grupos mais “lendários” do rock em Portugal, quer por ter sido no seu seio que primeiro se notabilizou Paulo Gonzo quer também por a formação da banda ser de 1975, numa época em que a indústria musical não tinha ainda “afinado” os diapasões com o rock de uma forma consistente. Mas a grande paixão do grupo era sem dúvida o blues electrificado, dos quais foram grandes divulgadores entre nós, em actuações contagiantes de energia e que ficaram decerto na memória de todos os que a elas assistiram.
O grupo suscita interesse ao radialista Jaime Fernandes, que os leva para a editora estatal Imavox e lhes produz em 1979 o álbum de estreia, gravado por Moreno Pinto nos Estúdios Arnaldo Trindade. A Go Graal Blues Band era então constituída por José Carlos Cordeiro (voz), Paulo Gonzo e Augusto Mayer (harmónicas), João Allain e João Esteves (guitarras), António Ferro (baixo) e Raúl Barrigas dos Anjos (bateria). Todo o material era original da banda, realçando-se a curiosidade de “... For Ma Babe "Gonzo Pleasure"” ser a única faixa cantada por Paulo Gonzo no disco, tocando nela também guitarra acústica.
Como que transplantado para os E.U.A., o público radiofónico depressa acarinhou o grupo, levando a que um segundo trabalho, desta vez em single, fosse publicado logo em 1980. “They Send Me Away”, com “Outside”, no lado B, trazia agora para o grupo Uriel e Tó Andrade, tendo saído João Esteves, Augusto Mayer e António Ferro. Uma mudança de editora, no ano seguinte, levaria à edição no pequeno selo RCS do single “Touch Me Now”, precisamente com este “Lay Down” no lado B. Assinadas por João Allain, Paulo Gonzo e Tó Andrade, as canções contaram com produção do locutor Luís Filipe Barros, em cujo programa radiofónico “Rock em Stock” alcançariam o topo da tabela. O videoclip foi feito ao vivo para outro programa, desta vez o televisivo "Vivámusica", apresentado por Jaime Fernandes e Jorge Pêgo.
“White Traffic”, o segundo álbum da banda, é publicado em 1982 e traz nova mudança de editora - agora é a portuense Vadeca, do grupo Valentim de Carvalho, que os passa a acolher. Em formato quarteto, já só João Allain e Paulo Gonzo permaneciam das formações anteriores, estando o baixo entregue a Fernando Delaere e a bateria a Manuel Mergulhão (que usava também o alter-ego Hippo Birdie). José Machado, ex-Chinchilas, colabora na faixa título, cabendo a produção ao próprio grupo, embora com assistência de Jaime Fernandes. A pausa entre este e o trabalho seguinte seria menor, com o máxi “Blackmail” a chegar em 1983, mas as mudanças na formação continuavam - no baixo estava agora Henrique Leite e na bateria Mário Pereira. Seria esse quarteto, acompanhado pelo saxofonista Leonel Cardoso e pela cantora Ana Paula Semedo, que grava novo material ainda antes do final do ano: o single “Casablanca / Wild Beat Blues”.
Leonel Cardoso permaneceria na Go Graal Blues Band, tal como Mário Pereira, e com Tó Andrade de regresso e Vasco Gil nos teclados, é publicado em 1984 novo máxi, “Dirty Brown City”. Uma pausa de três anos, a maior de sempre no percurso do grupo, seria interrompida pela edição do derradeiro álbum, em 1987. “So Down Train” foi publicado na editora Transmédia e contou com gravação de José Manuel Fortes, mostrando que o grupo não deixava de trilhar de forma bem própria e quase solitária as águas do blues rock. Entre os convidados, merecem destaque Manuel Paulo e João Nuno Represas, naquele que foi o único álbum do grupo a conhecer edição em CD. A carreira a solo de Paulo Gonzo dera entretanto já os primeiros passos, fazendo com o que o cantor deixasse o grupo depois de “So Down Train”. Apesar de terem recrutado João Melo (mais tarde n’A Fúria do Açúcar), o fim da linha chegaria logo depois, vindo João Allain a formar a No Secrets Blues Band.
O grupo suscita interesse ao radialista Jaime Fernandes, que os leva para a editora estatal Imavox e lhes produz em 1979 o álbum de estreia, gravado por Moreno Pinto nos Estúdios Arnaldo Trindade. A Go Graal Blues Band era então constituída por José Carlos Cordeiro (voz), Paulo Gonzo e Augusto Mayer (harmónicas), João Allain e João Esteves (guitarras), António Ferro (baixo) e Raúl Barrigas dos Anjos (bateria). Todo o material era original da banda, realçando-se a curiosidade de “... For Ma Babe "Gonzo Pleasure"” ser a única faixa cantada por Paulo Gonzo no disco, tocando nela também guitarra acústica.
Como que transplantado para os E.U.A., o público radiofónico depressa acarinhou o grupo, levando a que um segundo trabalho, desta vez em single, fosse publicado logo em 1980. “They Send Me Away”, com “Outside”, no lado B, trazia agora para o grupo Uriel e Tó Andrade, tendo saído João Esteves, Augusto Mayer e António Ferro. Uma mudança de editora, no ano seguinte, levaria à edição no pequeno selo RCS do single “Touch Me Now”, precisamente com este “Lay Down” no lado B. Assinadas por João Allain, Paulo Gonzo e Tó Andrade, as canções contaram com produção do locutor Luís Filipe Barros, em cujo programa radiofónico “Rock em Stock” alcançariam o topo da tabela. O videoclip foi feito ao vivo para outro programa, desta vez o televisivo "Vivámusica", apresentado por Jaime Fernandes e Jorge Pêgo.
“White Traffic”, o segundo álbum da banda, é publicado em 1982 e traz nova mudança de editora - agora é a portuense Vadeca, do grupo Valentim de Carvalho, que os passa a acolher. Em formato quarteto, já só João Allain e Paulo Gonzo permaneciam das formações anteriores, estando o baixo entregue a Fernando Delaere e a bateria a Manuel Mergulhão (que usava também o alter-ego Hippo Birdie). José Machado, ex-Chinchilas, colabora na faixa título, cabendo a produção ao próprio grupo, embora com assistência de Jaime Fernandes. A pausa entre este e o trabalho seguinte seria menor, com o máxi “Blackmail” a chegar em 1983, mas as mudanças na formação continuavam - no baixo estava agora Henrique Leite e na bateria Mário Pereira. Seria esse quarteto, acompanhado pelo saxofonista Leonel Cardoso e pela cantora Ana Paula Semedo, que grava novo material ainda antes do final do ano: o single “Casablanca / Wild Beat Blues”.
Leonel Cardoso permaneceria na Go Graal Blues Band, tal como Mário Pereira, e com Tó Andrade de regresso e Vasco Gil nos teclados, é publicado em 1984 novo máxi, “Dirty Brown City”. Uma pausa de três anos, a maior de sempre no percurso do grupo, seria interrompida pela edição do derradeiro álbum, em 1987. “So Down Train” foi publicado na editora Transmédia e contou com gravação de José Manuel Fortes, mostrando que o grupo não deixava de trilhar de forma bem própria e quase solitária as águas do blues rock. Entre os convidados, merecem destaque Manuel Paulo e João Nuno Represas, naquele que foi o único álbum do grupo a conhecer edição em CD. A carreira a solo de Paulo Gonzo dera entretanto já os primeiros passos, fazendo com o que o cantor deixasse o grupo depois de “So Down Train”. Apesar de terem recrutado João Melo (mais tarde n’A Fúria do Açúcar), o fim da linha chegaria logo depois, vindo João Allain a formar a No Secrets Blues Band.