Programas tv

EXD Magazine

Géneros

  • Magazines

Informação Adicional

Episódio n.º2

Episódio 2 de 8 Duração: 25 m min

A bienal abriu portas. Acompanhe a semana inaugural no EXD, magazine ExperimentaDesign 2001.
Karim Rashid diz que faz cadeiras baratas para traseiros baratos. A sua "Oh Chair", que custa cerca de dez contos, vendeu-se à escala planetária e é um emblema do que entende por democratização do design. Dotado de uma especial habilidade para transformar objectos do quotidiano em peças de elegância futurista, Rashid é um minimalista sensual. Parte da premissa de que «o bom design» se reconhece pela capacidade de um novo objecto substituir três já existentes.
Adulado pelos media, Karim Rashid é aos 40 anos um consagrado. Meio inglês, meio egípcio, nasceu no Cairo, foi educado em Inglaterra e no Canadá, vive em Manhattan. Tem mais de 800 peças actualmente em produção e criações expostas nos mais prestigiados museus de arte moderna.
Convidado a participar nas Conferências de Lisboa, explica amanhã no CCB o seu significado de ser contemporâneo.
Rui Horta criou duas personagens, dois homens, a mesma vida. Um novo, enlouquecido, grita o desespero que lhe vai na alma. Um velho, olha, misterioso, canta temas infantis. Os dois estão fechados num túnel negro, claustrofóbico, o tempo de uma vida. Dois corpos em diálogo num ecrã reflectem a dimensão multimédia do projecto. O resultado é um objecto tridimensional instalado no átrio do CAM.
Até onde vão os limites do corpo? Rui Horta tenta responder à pergunta com uma dramaturgia da pele. A performance estreia-se mundialmente no âmbito da Experimenta e dos Encontros Acarte.
A Voyager é a exposição identitária da ExperimentaDesign 2001. Concebida num plano modular, expõe conteúdos de mais de 80 criadores portugueses. O Módulo de Imagens exibe, num dos seus terminais, micro-peças coreográficas e pequenos filmes de designers gráficos. O designer gráfico Helder Luís integra a mostra.
Como fazem o que fazem? A pergunta foi feita a 16 designers portugueses, jovens e consagrados. O resultado da reflexão é mostrado na Cordoaria: Peças inéditas ou mera divulgação de processos criativos .
Nos nove metros quadrados de exposição destinados a cada designer, Joana Morais e Joana Tordo criaram 24 tapetes, com funções diferentes. Desde tapetes de casa de banho, a quadros de recados, a mini-toalhas de mesa.
Rita Filipe preferiu mostrar um conceito: o seu laboratório doméstico.
Como fazes o que fazes?
Que método percorre as ideias e as faz coisa?
Eduardo Prado Coelho discorre sobre o lugar no design como ponto de confluência.

Ficha Técnica

Título Original
EXD Magazine
Realização
Blah.Blah.V.
Produção
MínimaIdeia
Música
Rui Gato
Ano
2001
Duração
25 m minutos