Patrícia namora agora com um rapaz que gosta de recitar poesia. Adelina faz, uma vez mais, uma das suas deliciosas feijoadas e decide levá-la também para casa de Rosário. Aí, Paulo, com arrogância, não aceita a gentileza de Adelina e obriga-a a trazer de volta a feijoada.
Na casa de Sintra não se fala doutra coisa e até Fernando, bem disposto, serve o jantar a Patrícia e ao namorado no quarto. Na casa de Rosário não entendem por que Adelina quer levar a feijoada de volta e ela não explica. Tem uma tontura. Rosário leva-a de carro a Sintra e fica sem perceber por que aí todos se deliciaram com a refeição confeccionada pela sua velha amiga do coração.
À noite, Rosário discute com Paulo por causa¿ da feijoada. No quarto de Patrícia, Gonçalo prepara-se para dormir com a namorada, mas Fernando esclarece que não admite. E Gonçalo vê-se na rua. De manhã, Nuno oferece um pratinho de feijoada ao pai, que diz ter roubado a Adelina.Rosário, com a ajuda dos filhos, faz as pazes com Paulo, acabando por dormirem juntos no quarto do hotel para onde Paulo se mudou durante a separação. Fernando continua a tentar compreender a família e a encontrar o seu lugar em casa. Rita vai falar com o pai do pequeno Tiago, acabando por o convencer a fazer uma cura do alcoolismo.