Só ao fim de muitas décadas é que um sobreiro atinge a maturidade e produz um bem natural e renovável, a cortiça.
Portugal é o maior exportador mundial de cortiça porque a natureza o privilegiou com condições únicas para o desenvolvimento de vastos montados de sobro que constituem a base de um ecosistema exclusivo do sul da Europa..
A riqueza simbolizada por essa belíssima árvore, o "Quercus suber", é hoje ameaçada a sul do Tejo pela expansão de projectos imobiliários que a nova ponte Vasco da Gama tornou apetecíveis para proprietários, promotores e futuros moradores.
Os repórteres Sofia Leite e Jorge Guerreiro percorreram zonas de montado ameaçadas e encontraram árvores que são património público.
Uma nova lei dificulta ao máximo o abate de sobreiros, mas a realidade é que vastas áreas já foram arrasadas e, para os especuladores imobiliários, mais vale pagar multas do que respeitar a lei.
Conheça pois a nova praga que ameaça o sobreiro: o condomínio fechado com piscina e campo de golfe, às portas de Lisboa. E ouça as opiniões do sub-secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Vítor Barros, e da presidente da Liga para a Protecção da Natureza, a botânica Helena de Freitas.